segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Entrevista do Mister Paquete ao site Maisfutsal


Vitor Paquete - RC Vale Cavala - Seniores Masculinos

1 - Quais os objectivos do RC Vale Cavala até ao final do campeonato? A subida de divisão? O grupo está preparado para tal objectivo?
O grande objectivo do Real é ganhar. É esta época, as passavas e as vindouras. Ganhar na quadra e ganhar fora dela. É a Real Filosofia. Ganhar na quadra, mostrando-se uma equipa competitiva, competente, capaz de lutar pelos 3 pontos em qualquer jogo, contra qualquer adversário. Ganhar fora dela, a amizade entre todos os elementos da Família Real, séria e duradoura. Estamos preparados para tudo o que nos possa acontecer, para ultrapassar todos os obstáculos, para assumir os erros, para saborear os momentos felizes. Muito mais que um simples Clube federado, o Real Clube Vale Cavala é uma instituição que preserva os valores da amizade, que tem no seu plantel vários atletas com 8,9 e 10 anos de permanência contínua, outros com 5,6 e 7 anos de Clube e que dá aos mais novos, a possibilidade de praticarem a modalidade que gostam.

2 - O RC Vale Cavala é uma das boas surpresas deste campeonato. Qual o segredo?
Não concordo. Para nós, Família Real, não tem nada de surpresa, nem há segredo algum. Este Clube está habituado a estar sempre no topo das tabelas classificativas. Nas últimas 6 épocas, foi por 2 vezes 2º classificado e por 2 vezes 3º classificado, portanto, não vejo que seja uma surpresa a actual classificação. Estamos a fazer um trabalho sem pressas, com altos e baixos resultantes das próprias vicissitudes de um projecto pensado e estruturado, sem querer ganhar a qualquer custo. O importante é não desistir, ser persistente, ter competência e contornar os obstáculos que se apresentam ao longo desta caminhada. Estamos confiantes que se nada de grave acontecer, vamos ter um Real Clube Vale Cavala competitivo no Futsal por mais 10 anos, pelo menos.

3 - Quais as grandes diferenças entre a equipa do RC Vale Cavala deste ano e a do ano passado?
A época passada foi o início deste novo projecto. Entrámos no Clube com o mesmo propósito da última entrada em 2004.Tentarmos trazer para o clube atletas que se identifiquem com a Real Filosofia para darem continuidade ao trajecto do Clube no Futsal Distrital, Pernas (33), Miguel Feio (35), Pedro (33), Ben (34) estão a fazer as suas últimas épocas e é necessário partilharem os seus conhecimentos e experiencias com jovens como o João Genebra (22), Pires (21), Fena (23), Tiago (20), Márcio (22), Hélder (24), que serão de certeza, o futuro do Real. Depois, fazer essa transformação, sem o Clube perder a sua identidade, nem baixar o nível competitivo. Entre 2004/2005 e 2006/2007 ficámos muito satisfeitos, 7º no 1º ano, 3º no 2º ano e 2º no 3º ano.

Esta época é o percurso natural do projecto, com os normais reajustamentos no plantel e na equipa técnica. Quero fazer dois agradecimentos. Ao Sérgio Teixeira, meu ex. companheiro da equipa técnica pela disponibilidade que demonstrou na época passada e no início desta, desejando-lhe sorte para este seu novo projecto e ao Mário Santiago por ter aceite o meu convite para esta época. Todos os que conhecem o Marinho, nome pelo qual é carinhosamente conhecido, sabem que tudo se torna mais fácil com ele do nosso lado.

4 - O RC Vale Cavala tem um plantel um pouco extenso - 18 jogadores. Como têm correspondido os jogadores mais velhos na equipa e os mais novos?
Com a saída do Constantino para o C.B.A. e as entradas do Ruizinho (ex. Indefectíveis) e Castelinho (ex. Piedense) o plantel ficou com 17 jogadores, incluindo 3 g. r. Não se pode dizer que seja um plantel curto mas á 7ª jornada já todos tinham podido ajudar a equipa. Tem sido uma grande experiencia para todos. Cada convocatória é uma grande dor de cabeça para quem tem de decidir. Não há faltas aos treinos, os jogadores têm um nível muito equilibrado, aplicam-se durante os treinos, o que torna a decisão de deixar alguém de fora da convocatória uma questão muito delicada. Tenho muito respeito por todos aqueles que têm sido escolhidos para ficar de fora da convocatória. Têm sido uns verdadeiros homens de grupo. Para que isso aconteça, os mais velhos no Clube e os mais experientes do Plantel têm mantido um diálogo muito importante com os mais novos. Tem sido tão importante o facto de os mais velhos e os mais experientes querem transmitir a Real filosofia e as suas experiências como jogadores, como o de os mais novos querem ouvir o que eles têm para transmitir. Quando o “Transmissor” e o “Receptor” estão em sintonia a mensagem torna-se fluida.

5 - Caso o RC Vale Cavala consiga a subida aos Nacionais, este será um projecto para continuar/avançar? Serão precisos apoios, entre outras coisas! Acho que é um projecto viável? Acha que é um projecto para seguir em frente?
Esta questão deve ser colocada á direcção do Clube. Apoios são sempre necessários, Financeiros, Recursos Humanos, Logísticos. É muito difícil conseguir introduzir um projecto mais ambicioso num Clube onde só existem 2 Homens. Sr. José Luís Mota e Sr. Carlos Agostinho. São eles que têm sido o nosso apoio, sempre disponíveis, sempre com um abraço, uma piada, um “puxão de orelhas” ou uma palavra amiga. Na época passada não tivemos apoios e esta época são os jogadores que têm apoiado o Clube, quer na oferta de material para treino, equipamentos ou mesmo o estágio de início de época. Por isso, vou ficar eternamente grato pela dedicação e empenho que todos têm tido para manter este Clube vivo e saudável. É a Real Filosofia que tem sido transmitida dos mais velhos para os mais novos. Acredito que os mais novos vão ficar no Clube tempo suficiente para serem eles a transmitirem aos que vão entrar futuramente.

6 - Quais os seus objectivos e ambições de futuro como treinador?
São ambições naturais de um jovem de 47 anos, que está há 35 anos no ligado ao desporto federado e que adora projectos competitivos. Continuar a sentir-me bem na modalidade, tornar-me cada vez mais competitivo e ganhar são as minhas prioridades. Quando digo ganhar, refiro-me a conhecimento, experiencia, amizades e claro, vitórias. As vitórias sabem muito bem, todos gostamos e ninguém abdica delas.

7 - Como descreve o actual nível da 1ªDivisão Distrital, havendo apenas 10 equipas? Melhorou, está pior desde o ano passado? Porquê?
Todos sabemos que com a diminuição das equipas existe uma maior filtragem dos planteis. Os jogadores das equipas desistentes são anexados aos planteis dos clubes que continuam. Se não estou em erro, mas fazendo uma leitura rápida pelos planteis do distrital a media de jogadores deve ser 17/ 18, portanto todos os fins-de-semana ficam de fora da convocatória em cada plantel uma equipa de 5 elementos.
Entretanto também começam a entrar no distrital, jogadores que tiveram um percurso nos Nacionais, com outra experiencia, outro nível de competitividade, outros argumentos técnicos que trazem mais-valias para o Distrital. A classificação do ano passado mostrou que havia 4 grandes equipas, receadas de bons jogadores, com projectos sólidos de alguns anos, 1 equipa que tentou acompanha-las no seu 1º ano do projecto e depois 7 equipas que ganhavam e perdiam quando jogavam entre si.

Este ano tem demonstrado que existem melhores planteis compostos por excelentes executantes, trabalhados de forma diferente. Vamos ver o que trará a classificação final. Como sou um optimista, tenho a certeza que está época será mais competitiva que a passada.

8 - Que característica precisa um jogador, para jogar no RC Vale Cavala?
Como qualidades humanas ser responsável, ter sentido de responsabilidade social, respeito pelos todos os que o rodeiam e principalmente respeitar-se a si próprio, em suma, urbanidade, solidariedade e estima.

No que diz respeito á modalidade que praticamos deverá viver a competição com prazer e dedicação, respeitar sempre os adversários seja qual for o resultado, ser competente e disponível. Em suma, alguém que não envergonhe a sua Família. Pertencer ao Real Clube Vale Cavala deve ser visto como uma Honra.

Votos de uma excelente época desportiva.
Vítor Paquete

Sem comentários: