sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Nova publicação dedicada ao Futsal

A crescente popularidade do Futsal deu agora origem ao nascimento de uma nova publicação da UEFA: "Futsal Technician".
A honra de um lugar na primeira edição pertence a um treinador pioneiro no Futsal, o espanhol Javier Lozano, que já conquistou inúmeras medalhas ao serviço da selecção de Futsal do seu país. Numa entrevista fascinante, Lozano fala da sua carreira, do desenvolvimento do Futsal e das suas esperanças em relação ao futuro da modalidade.
Na sua coluna editorial, o Director-Técnico da UEFA, Andy Roxburgh, faz o elogio deste desporto. "O Futsal, o jogo em si, tem muito para dar enquanto desporto de alta competição", afirmou. "Com o pavilhão cheio, o piso rápido e equipas de alta qualidade, o Futsal é fantástico. É futebol, mas é um jogo muito diferente do que é praticado com 11 jogadores".
A UEFA tem contribuído para o desenvolvimento do Futsal, com as competições europeias de clubes e selecções. "O trabalho pioneiro dos últimos dez anos já está terminado e o Futsal vai, sem dúvida, crescer na próxima década", acrescentou Roxburgh. "O reconhecimento como modalidade olímpica seria um enorme avanço".
"O resultado disto foi um grupo de técnicos muito mais conhecedor dos aspectos organizacionais e administrativos do que os seus colegas do futebol de 11", afirmou. Fousek fala também sobre a inclusão do Futsal no ambicioso programa de futebol de formação da UEFA, assim como da educação dos treinadores e da entrega dos respectivos diplomas com a aprovação da UEFA.
"Será um treinador de Futsal apenas um treinador?", questiona outro artigo em que se aborda a segunda Conferência de Futsal da UEFA, que decorreu recentemente em Espanha. O presidente do Comité de Futsal da UEFA, Petr Fousek, explica que nos primeiros tempos da modalidade as federações não tinham muitos funcionários para o Futsal, o que obrigava as pessoas a desempenharem várias funções.

"uefa.com"

Vitor Paquete

Sem comentários: