quinta-feira, 27 de Março de 2008

ALONGAMENTOS

logo gr Uma vez determinados os movimentos que necessitam de uma boa flexibilidade, quais os métodos que serão utilizados para seu treinamento e qual a amplitude adequada para cada um destes arcos, o preparador físico montará uma “rotina” de exercícios que serão utilizados quotidianamente, possibilitando sua memorização pelo atleta, para que, nos momentos psicologicamente desgastantes do período pré-agonístico, ele possa executar o procedimento correcto de alongamento de forma automatizada.

É importante relembrar que a flexibilidade, embora não seja uma qualidade física de importância prioritária na performance, se comparada com a força, a velocidade ou a resistência, ela está presente em quase todos os desportos. Por isso também causa surpresa se constatar que talvez seja ela a qualidade física menos estudada. Este facto pode fazer com que seu treinamento seja mais influenciado por crenças e costumes do que por conhecimentos científicos.

O princípio da especificidade faz com que o trabalho de flexibilidade, ou de alongamento, realizado com atletas combine  o componente geral com as exigências específicas de cada desporto.

Este facto faz com que, na prática, cada modalidade possua um tipo específico de seqüência de exercícios adequados.

Alongue de maneira correcta

Veja abaixo maneiras de melhorar a performance do atleta usando a flexibilidade\alongamento como instrumento essencial no trabalho feito antes e após jogos e treinos.

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1 comentário:

Esporte SS disse...

Gostaria de parabenizar o autor deste blog estas valiosas informações acerca do esporte valorizam e possibiliatam o aprimoramento de atletas e treinadores na prática de suas modalidades.

Abraços, Equipe do SS Esporte - São Sebastião - DF