quarta-feira, 26 de março de 2008

FUTSAL EM ALMADA

Ao navegar por esta grande fonte de informação, deparei com um post que revela uma perspectiva bem diferente do futsal em Almada. Gostava de realçar de que é uma perspectiva de um arbitro, que conhece profundamente a realidade dos clubes em causa, pois como garante, diz que já assistiu a alguns jogos dos clubes em causa, interessante digo eu...

Oram vejam!!

Futsal em Almada

Quer se chamasse Futebol Salão ou agora o desporto da moda o Futsal, ouviamos falar sempre das grandes equipas que vinham do Barreiro ou da Baixa da Banheira. Por largos anos essa tendência manteve-se. Aquela pequena zona da margem sul era rainha e senhora da modalidade com pouca ou nenhuma oposição de clubes do distrito, com algumas dignissimas excepções.
Mas desde à algum tempo este panorama tem-se vindo a alterar e as equipas dos concelhos de Almada e Seixal têm vindo a ganhar terreno com especial enfâse das que vivem á sombra do Cristo Rei.

Na continuação do ano passado, a presente época tem vindo a confirmar um notório dominio das equipas deste concelho em alguns escalões, especificamente naqueles que dão acesso directo a subidas de divisão e a participação nas taças nacionais em representação do nosso distrito. Mesmo sem saber quem serão os campeões, quero aqui ressaltar alguns trabalhos bem feitos.
Nos séniores e nos primeiros lugares duas equipas de Almada aparecem como das melhores. O Vale Cavala e o Miratejo. A equipa da Charneca com um trabalho muito sério e principalmente com os pés muito assentes na terra assume este ano o estatuto de favorita á subida. Não pratica de todo um futsal espéctaculo, há mesmo quem lhe chame a equipa que tem sempre a bola fora do campo, mas o conhecimento da realidade da própria equipa permite-lhes ir avançando sem grande alarido mas com um passo certo e seguro. Já o Miratejo e apesar dos inumeros problemas financeiros que se conhecem, apresenta o maior numero de meninos talentosos neste campeonato misturados com alguns experientes jogadores que conseguem trazer para a quadra um futsal excitante e muito agradável. Esta equipa liderada pelo Mister Marçal, um homem que de futsal sabe muito e foi responsável pela presença do Piedense no escalão maior desta modalidade, promete muito nos tempos que se avizinham, e será interessante assistir á sua evolução.

No escalão junior aparecem 3 nomes que lideram a formação nestas idades. O campeonissimo Piedense, uma equipa habituada a ganhar e a bater-se de igual para igual com as equipas dos gigantes de Lisboa, e que até já exportou um jogador para a equipa do Leão. Seria injusto mencionar este clube sem falar do treinador Carlos Janela, que é talvez o maior responsável pelo êxito desta equipa. Sim, porque o Piedense não é propriamente uma equipa formadora, mas sim uma que todos os anos consegue captar jogadores já com alguma rodagem noutras equipas, mas sempre com o mérito de os transformar em campeões. A outra equipa e desde de à três anos atrás que aparece como um crónico candidato, é o Solar dos Leões que tem nas suas mãos uma geração de jogadores com qualidade para dar e vender. Apesar dos problemas que tiveram esta época o Sr. Vendeira foi capaz de manter o rumo e mesmo qualificar-se para a fase final, com um plantel muito reduzido mas com a mistica de quem cresceu a lutar por esta camisola. Para o fim deixei o Bela Vista, porque este clube é também o único representante do concelho, nas primeiras posições no campeonato de juvenis, mas porque esta é a equipa que se pode referir como um exemplo de formação, os miudos que jogam nas equipas são na maioria encontrados na rua ou em bairros e para muitos deles jogar em competições federativas era coisa desconhecida. Esta é a verdadeira essência de formar, este clube destaca-se nesta área como nenhum outro e esta época os resultados estão á vista. Só é pena que tenha tão pouco apoio dos sócios, as bancadas estão sempre desertas e acho que se não fosse a persistência do seu treinador talvez nem se ouviria falar desta equipa.

Nem tudo é bom ou bonito, a ovelha negra nestes escalões é um clube que se gaba de ser o primeiro clube do Figo, falo claro dos Pastilhas, um equipa quezilenta e agressiva que envergonha todo o bom trabalho que os outros clubes fazem. Muito mal dirigida por uma pessoa que insulta os jogadores adversários ele è um mau exemplo para todos os que gostam desta modalidade e sò se espera que algum dirigente se lembre de lhe pôr um travão.

Sejam quais forem as dificuldades de cada um ou a realidade das equipas a verdade é que em Almada cada vez mais o Futsal está em progressão e é certo que vamos assistir cada vez mais a bons resultados de clubes deste concelho. No futuro vou dar a minha opinião acerca de o trabalho do concelho do Seixal, outro bom exemplo de evolução na formação.

Só falta dizer que como árbitro assisto e participo em jogos destas equipas e que estas minhas opiniões são fruto da minha experiência de vida desportiva. Boa sorte a todos e continuação de bons resultados, para bem de Almada e para bem do Futsal.
D.B.

Link do Blog:
http://www.futsalnamargemsul.blogspot.com

Sem comentários: