terça-feira, 22 de março de 2011

Modelo competitivo para a época 2010/2011

Parece-nos ser esta a altura certa para falarmos acerca do modelo competitivo para a época de 2010/2011 do nosso Distrital de Futsal de Setúbal.

Esta é a altura certa por alguns motivos:

- Porque terminou neste momento a fase regulamentar;
- Porque a nossa equipa está apurada para a fase final;
- Porque a nossa equipa não ficou em 1º lugar desta fase regulamentar;
- Porque ontem foi dia 20 de Março de 2011;
- Porque andamos no Futsal distrital desde o 1º campeonato organizado;

Aquando de uma reunião tida na sede da Associação de Futebol de Setúbal, com o intuito de definir o modelo competitivo para a época que então se avizinhava, o Real Vale Cavala, estudou inúmeras hipóteses tendo em conta factores que pensámos serem preponderantes:

- Não constituir mais gastos exagerados para os clubes;
- Tentar promover a modalidade no Distrito;
- Manter as equipas a competir o maior tempo possível;
- Criar alternativas para os clubes no que diz respeito á gestão do seu plantel.

Sendo assim, apresentamos, na presença da maioria dos clubes que disputaram este campeonato, a seguinte proposta:

- Campeonato Distrital a 2 mãos sendo o Campeão o que mais pontos obteve nessas 2 mãos.
- Taça Distrital entre as 10 equipas com o modelo de Grupos (2 Grupos de 5) sendo intercalados com os jogos do campeonato e apurando 4 equipas de cada grupo passando depois aos Quartos de finais / Meias-finais e Final.

Final essa que propusemos ser uma designada "FESTA DO FUTSAL DISTRITAL" onde fossem atribuídas as faixas de campeões aos escalões mais jovens e onde nos seniores masculinos e seniores femininos se pudesse fazer o jogo de final da Taça Distrital que (no mínimo) daria aos vencedores a possibilidade de no 1º jogo do ano seguinte disputarem a Supertaça com o Vencedor do campeonato que por inerência á sua classificação já estará na 3ª Divisão Nacional.

Com esta nossa proposta, os clubes jogariam muito mais jogos, existiria uma competição que permitiria aos clubes rodarem jogadores menos utilizados (ou não) mas que lhes permitisse ter mais competição para todo o plantel.

Com este modelo pretendíamos acabar com esta situação em que hoje, dia 21 de Março de 2011, aproximadamente 60 atletas de Futsal do Distrito só regressam á competição daqui a 6 meses. Os que voltarem... Porque o que temos assistido nos últimos tempos é um abandono dos clubes, alguns por falta de meios financeiros, outros mesmo por falta de jogadores.

Resta-nos informar que no dia da reunião, ninguém aceitou a nossa proposta como sendo a melhor, não existiu sequer um voto a favor, a não ser o nosso :).

A resolução que se tirou foi que tudo como estava, estava bem, apenas precisando de passar de 4 para 6 equipas na Fase Final.

O ano passado calhou a nós o amargo sabor de ver a fase final de fora e por isso sabemos perfeitamente o quanto difícil é voltar a formar um Grupo pronto a querer enfrentar as mesmas dificuldades.

Resta-nos deixar uma palavra de enorme apreço, de amizade e solidariedade á equipa do Cotovia, do Juventude de Santiago, do São Francisco e do Paivas. Esperemos que tenham argumentos para continuar a arranjar patrocínios e que consigam manter os jogadores "ligados" para voltarem na próxima época.

Este parece-nos ser um tema a ser debatido num futuro muito próximo, com tempo para poder aplicar transformações e se calhar, fica aqui a sugestão, envolvendo também jogadores.

Saudações Desportivas

Real Clube Vale Cavala

Sem comentários: