quinta-feira, 27 de abril de 2006

Fazer o jogar

Um das maiores problemáticas que enfrento, na aplicação da metodologia de treino, em que convictamente acredito - a periodização táctica - consiste no operacionalizar no treino a minha ideia de jogo.Estabelecer princípios - estruturais, dinâmicos etc. - e respectivos sub-princípios, não representa para mim grande desafio. A verdadeira dificuldade reside no dia - a - dia aquando da necessidade de operacionalizar as minhas ideias do jogar , para a minha equipa. O construir de um exercício que proporcione um caminhar da equipa num determinado sentido que eu entendo ser o desejável, esse sim , é o real desafio tremendamente exigente e por agora não suficientemente ultrapassado por mim.Dou comigo ene vezes a repensar os exercícios que ao longo da época fui construindo, em função daquilo que eu desejava que a equipa fosse progressivamente descobrindo da minha ideia do jogar, do meu jogo, e a maior parte das vezes , interrogo-me se o consegui convinientemente. Muitos deles , hoje , fá-los-ia de forma diferente, com outras condicionantes. è certo também , que eu próprio fui crescendo no meu entendimento do processo do treinar e do conhecimento e do entendimento do próprio jogo. Mas ainda assim, fica claro para mim, que esta forma de treinar é de tal forma condicionante e condicionadora do jogar que a elaboração e operacionalização dos exercícios tem de ser de tal forma precisa sob pena de enviesar todo o processo aquisitivo que se deseja.Hoje sei que posso condicionar a minha equipa no sentido que eu desejar através do treinar. Faço-o de tal forma que o resultado das regularidades do jogo são de tal forma evidentes ao ponto de facilmente serem constatadas por alguém absolutamente desconhecedor do processo. Porém se isso visto pelo lado positivo é óptimo, já se a ideia do jogo a que condicionei a equipa . não for a mais correcta em função do cenário expectável, corro o risco do fracasso inevitável, já que depois nada pode ser mudado por simples palavras ou manifestações de intenção. Os hábitos estão criados.Sei que por vezes mecanizo demasiado as acções, mas faço-o conscientemente. Porém a maior parte das vezes deixo actuar o "fazer sobre o saber fazer" . E muitas vezes tudo é lindo e compensador.Vou em 3º mas sei que acabo em 2º. Porquê? - Porque sei !!
A.Machado

Vitor Paquete


Sem comentários: