sábado, 18 de março de 2006

A falta de reciclagem do Treinador de Futsal

Todo o Treinador de Futsal deveria sempre trocar informações sobre técnica e táctica com outros Treinadores para buscar um melhor aprimoramento na modalidade. Além do lazer, arte e espectáculo, acredito que o Futsal é uma exibição de técnica; e não existe arte sem técnica.
Profissional de teatro tem de entender de teatro. Profissional de Futsal tem obrigação de conhecer os detalhes técnicos do futsal. Parece óbvio, mas não é. Muitos acham que o Futsal é somente espectáculo e entretenimento. Desprezam os dados técnicos, tácticos e estatísticos. Além disso, substima-se a inteligência e o conhecimento do adepto que gosta de Futsal.
O Treinador de Futsal, além dos conhecimentos relacionados a técnica e a táctica, deveria também procurar conhecer um mínimo de psicologia, medicina, nutrição e preparação física aplicadas à modalidade, participando de cursos, seminários e clínicas.
A maioria dos Treinadores e dos Jogadores de Futsal não gostam de dar explicações técnicas. Não gostam ou não sabem. Costumam sempre dar as mesmas respostas evasivas, desprezando o conhecimento de pessoas ligadas ao futsal,culpando a má sorte, os erros do arbítro e os golos perdidos pela equipa.
Se técnicos e jogadores de futsal tivessem mais interesse em conhecer a maneira de jogar de cada membro de sua equipa e da equipa adversária, atingiriam melhores resultados .Um jogo de Futsal não é disputado apenas com habilidades, mas também com técnica de competição. O colectivo deve sempre prevalecer sobre o individual.
Para muitas pessoas, ligadas ao desporto de uma maneira geral, o Futsal continua sendo uma actividade menor, primária e apenas física, quando, na verdade, é um jogo de técnica e de inteligência, no qual também se sobressaem a intuição e a emoção.
Dai a importância, fundamental, de os Treinadores estarem sempre se reciclando.
Prof.Rubens Fernandez. Treinador de Futsal.

Vitor Paquete






Sem comentários: